Jornal Tribuna

Universidade Corporativa da Itaipu retoma trabalhos com encontro sobre gestão do conhecimento

Por Edição Jornal Tribuna·
Universidade Corporativa da Itaipu retoma trabalhos com encontro sobre gestão do conhecimento

Evento reuniu, nessa segunda-feira (13), representantes da Itaipu e de universidades corporativas de outras empresas

A Itaipu relançou, na tarde desta segunda-feira (13), a Universidade Corporativa (UC), em uma solenidade no Auditório Integração, na Central Hidrelétrica Itaipu. O objetivo é aperfeiçoar a gestão do conhecimento produzido nas várias atividades desenvolvidas pela Binacional, como ações nas áreas técnica e ambiental, entre outras.

Além da retomada dos trabalhos da UC, o evento foi o 1º Encontro Gestão do Conhecimento Mais que Energia, que contou com a participação de representantes de universidades corporativas de outras empresas, como Petrobras e ENBPar, que apresentaram suas estratégias de gestão e difusão do conhecimento, educação corporativa e pesquisa e inovação.

Segundo o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, uma empresa pública como Itaipu detém conhecimento que também é público, ou seja, pertence aos povos do Brasil e do Paraguai. “Nós, do setor público, não somos os donos da informação. Os dados pertencem à população”, afirmou. Para ele, todo o conhecimento precisa ser aplicado em ações concretas na empresa ou fora dela, sempre pensando no bem da sociedade.

O diretor administrativo, Iggor Gomes Rocha, acredita que a gestão do conhecimento de uma empresa precisa seguir dois princípios: o engajamento da alta liderança e a criação de uma cultura interna. “O engajamento da liderança comprovamos hoje, com a participação em peso de nossa diretoria. Agora, temos o desafio de engajar também os empregados”, considerou.

Além e Enio e Iggor, prestigiaram a solenidade os diretores Luiz Fernando Delazari (jurídico), Carlos Carboni (Coordenação), Renato Sacramento (técnico executivo) e o diretor técnico, Hugo Zarate, representando a diretoria paraguaia. Também estiveram presentes o diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR), Irineu Colombo; o diretor executivo do PTI-PY, Carlos Mercado; e os coordenadores da Universidade Corporativa, Ariel Scheffer da Silva (Brasil) e Gregorio Jose Maria Arguello (Paraguai).

Após a abertura, o sócio-diretor da Impakt Consultoria, Beto do Valle, ministrou a palestra “A Gestão do Conhecimento da Estratégia da Empresa”. Esta foi a primeira atividade do recém-criado “Diálogos do Conhecimento”, programa que acontecerá todo mês, com uma série de apresentações, entrevistas e seminários de temas estratégicos para a Itaipu e sociedade. Será também o espaço para empregados(as) da Itaipu divulgarem conhecimentos desenvolvidos no âmbito de suas atividades na empresa.

Universidade Corporativa da Itaipu

A Universidade Corporativa da Itaipu foi criada em 2006, na época da instalação das duas últimas unidades geradoras da usina hidrelétrica. A partir daí, a UC focou em pesquisa na área técnica e, depois, para outras áreas. A retomada da UC tem o objetivo de apoiar a pesquisa, a gestão do conhecimento e se posicionar de forma estratégica para empresa.

“A Universidade é uma articuladora dessas três temáticas – pesquisa e desenvolvimento, gestão do conhecimento e educação corporativa”, afirmou Ariel Scheffer. Segundo ele, a Itaipu tem vários saberes espalhados, que podem se perder com a aposentadoria dos empregados. A UC faz a curadoria e gestão desse conhecimento, e deixa disponível para sociedade e para própria empresa.

Autoria:

Imprensa Itaipu

Comentários

Deixe um comentário