Principal
   Cartas
   Cotidiano
   Economia
   Editorial
   Entrevista
   Esportes
   Opinião
   Política
   Região
   Saúde
   Turismo
Social
   Maria Luiza
Colunas
   Cinema e DVD
   Empreendimentos
   Espeto Corrido
   Panorama Político
   Moacir Benvenutti
   Volta ao Mundo
Serviços
   Enquetes Anteriores
   A Empresa
   Fale Conosco

Blog Maria Luiza VIP
Receita Federal
Correios
Brasilia Web
Guia de Mídia

 
Edição n.º 1492 de 06/02/2010

Gelson Merisio é o novo presidente da Assembléia

Em sessão realizada na noite da última segunda-feira (1), na Assembleia Legislativa, o deputado Gelson Merisio (DEM) assumiu a presidência do Parlamento catarinense. Cumprindo um acordo de lideranças firmado em 2009, que culminou com a eleição unânime da atual Mesa da Casa, o deputado Jorginho Mello (PSDB) renunciou ao cargo, o que, consequentemente, determinou a posse do democrata, até então primeiro vice-presidente do Poder Legislativo. Em sessão especial realizada após a posse do novo presidente, o tucano foi eleito primeiro vice do Legislativo com os votos de todos os parlamentares presentes.
Cabe ao presidente do Parlamento representar a Assembléia Legislativa e supervisionar seus trabalhos e sua ordem. Além disso, somam-se as tarefas de presidir as sessões plenárias, ordinárias e extraordinárias, bem como as solenes, além de convocar e orientar o andamento das mesmas. Também é o presidente que assegura as condições de funcionamento das comissões e distribui as matérias para análise.
Falando já na posição de presidente, o deputado Merisio se disse grato pela presença maciça dos parlamentares, "o que demonstra a unidade do Poder Legislativo". Também agradeceu de forma especial ao deputado Jorginho Mello, a quem classificou como "um referencial de conduta e ética".
O comparecimento de membros dos demais poderes também foi destacado pelo novo presidente, que assegurou a continuidade da harmonia com o Judiciário e o Executivo. O governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), que prestigiou a posse, recebeu menção especial por parte de Merisio, que enalteceu as qualidades do chefe do Executivo, entre elas, a longa lista de serviços prestados a Santa Catarina e ao país.
Em outro ponto de seu pronunciamento, Merisio enfatizou o papel da imprensa catarinense para a sustentação da democracia e assegurou que pretende selar uma total abertura, "objetivando que a sociedade catarinense esteja sempre informada das posições e ações do Parlamento". Ainda segundo o presidente, "como este é um ano eleitoral, pretendemos conduzir o Legislativo estadual com máxima discrição, visando apenas o melhor para o Estado e para o povo catarinense".
Já o deputado Jorginho Mello, em sua despedida da presidência, fez uma breve análise de seu período à frente da Assembléia.

  

Cotidiano
Lojas mantêm IPI reduzido nos produtos em estoque
Onda de calor bate recorde no litoral
Refis renegocia dívidas de impostos municipais
Política
Assembléia autoriza a Justiça retomar processo contra Pavan
Spernau outra vez em liberdade
Aumenta o número de eleitores na região
Panorama Político
Esportes
Campeonato de Futebol de Areia de BC chega à sua quarta rodada
Joinville é o novo líder
Futevôlei das Estrelas
Saúde
Saúde distribui preservativos no Carnaval
Dia de combate ao câncer teve atividades na cidade
Economia
Real vai ganhar novas cédulas
Região
Porto de Itajaí agiliza obras
Editorial
Perigo nas ruas
Opinião
A ironia de Arruda e o Judiciário
Turismo
Festa Nacional da Uva atrai muitos turistas à Serra Gaúcha
  
Capa da edição

Imagem ampliada

 Pesquisar

ECOTEC Bioanálises e Ecotecnologia

Enquete
Nenhuma enquete disponível no momento.


Edições Anteriores

 
   
     

Empresa Jornalística Tribuna Catarinense - Todos os Direitos Reservados

Rua 916, nº 382 - Centro CEP 88.330-570
Baln. Camboriú - SC
Fone: (47) 3367-3343
e-Mail: comercial@jornaltribuna.com.br
Expediente
Fale Conosco


Joni Pavanello - Desenvolvedor Web