Ex-prefeito recebe o título de cidadão honorário de BC Câmara homenageia três personalidades e presta homenagem aos cinco anos da Udesc
 Durante sessão solene na noite da última quarta-feira (7), a Câmara de Vereadores prestou homenagem pelos cinco anos da Udesc em Balneário Camboriú e conferiu o título de cidadão honorário para três personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Município.
O reitor da Udesc, Sebastião Lopes Melo, o primeiro a se pronunciar, destacou que a homenagem é simbólica, mas de grande importância pelo reconhecimento de cada personagem que contribuiu com a implantação da Universidade em Balneário Camboriú. Lopes Melo destacou que entre os anos de 1965 a 2003, a Udesc estava presente em Florianópolis, Joinville e Lages. A vinda para Balneário Camboriú marca o princípio de expansão da Universidade, que passou de 19 cursos de graduação em 2004 para 40 atualmente.
Leandro Silva, presidente do Cetro Acadêmico da Udesc, falou em nome dos estudantes e destacou a importância da homenagem para a consolidação de um dos cursos que já é uma referência nacional, implantado em Balneário Camboriú.
Helvion Ribeiro falou do abaixo-assinado inicialmente com dez assinaturas e que ganhou a adesão de estudantes e cidadãos, através do Movup, o Movimento pela Implantação da Universidade Pública. "Os vereadores de Balneário Camboriú têm feito sua parte com grande dedicação para que a Udesc continue o seu desenvolvimento a cada dia e dedico esta conquista para estudantes e professores", afirmou Helvion.
Homenagens
Ainda durante a sessão solene, três personalidades foram homenageadas.
O ex-prefeito Álvaro Silva recordou que chegou em Balneário Camboriú com um ano de idade e teve o privilégio de poder participar da vida pública do Município. "Este título é o maior prêmio que recebo por me tornar um cidadão de Balneário Camboriú efetivamente", garantiu Álvaro Silva. O ex-prefeito lembrou da fundação da primeira sociedade de ensino médio, a Sociedade Bruno Silva, que formou mais de 700 alunos em Balneário Camboriú e também o início do Mobral para oportunizar as pessoas que não tinham oportunidade de estudar. Álvaro Silva destacou ainda sua participação no primeiro exame de seleção da Escola Agrícola de Camboriú, ligada à UFSC, tendo participado também da primeira Legislatura Municipal, quando assumiu a Prefeitura, na época como presidente da Câmara, após o falecimento do ex-prefeito Higino Pio até a conclusão do mandato.
Ademar Silva agradeceu a lembrança do seu nome e afirmou que o papel social ligado ao esporte sempre foi feito com muito gosto, podendo desta forma auxiliar no incentivo de novas modalidades que surgiam com o passar do tempo. Emocionado, Ademar Silva foi breve em seu pronunciamento.
O vereador Dão Koeddermann falou em nome de todos os vereadores e agradeceu o empenho dos homenageados pelo desenvolvimento da nossa cidade e destacou o papel da Udesc que está proporcionando em Balneário Camboriú um ensino superior de qualidade e gratuito. Dão lembrou que a homenagem para Ademar José da Silva é de todos os vereadores e destacou a apoio financeiro que a família Silva prestou por diversos anos para manter o esporte no Município. Dão entregou um requerimento assinado por todos os prefeitos da Amfri para consolidação da Udesc em Balneário Camboriú e ampliação da oferta de cursos, documento que deve ser entregue ao Governo do Estado e ao Conselho da Udesc.
O deputado José Carlos Vieira destacou uma emenda parlamentar de sua autoria, proposta na Câmara Federal, que beneficia a construção do campus da Udesc em Balneário Camboriú, no valor de um milhão de reais.
O secretário de Saúde, Luiz Eduardo Cherem, falou em nome do governador Luiz Henrique da Silveira e lembrou de um período difícil desde a Praia de Camboriú ao Balneário de Camboriú até Balneário Camboriú, denominação oficial do Município. "Poucos conhecem tão bem a história de fundação do Município como o Álvaro e o Ademar Silva, porque são personagens dessa trajetória". Cherem relatou ainda parte da história de implantação da Udesc e do esforço conjunto da Universidade que deve continuar desenvolvendo o Município e toda a região.
Os outros dois que receberam o título de cidadão honorário foram Ademar Silva e Helvion Ribeiro. Durante cada homenagem era conferida uma placa alusiva aos homenageados.
|