Onda de calor bate recorde no litoral De acordo com a Epagri, a massa de ar quente que se instalou em Santa Catarina deve permanecer por todo o mês de fevereiro
 Os termômetros de Balneário Camboriú e região registraram recorde durante a última semana. A temperatura girou em torno de 30ºC a 32ºC. A sensação térmica, baseada na taxa de perda de calor pela pele exposta causada pelo vento e temperatura, atingiu 49ºC na tarde da última quarta-feira (3). Em Blumenau, os termômetros registraram a marca de 40ºC. Dados emitidos pelo setor de meteorologia da Univali revelam que esta foi a maior sensação registrada durante a temporada de verão.
Para fugir do calor, os turistas e moradores optaram pela ida à praia. A sensação térmica deixou muitas pessoas preocupadas com o intenso calor. "Estou aqui a apenas uma hora e acho que vou embora", reclamou a secretária Nerci Simas. "O calor está de matar e me preocupo com o sol forte, não há protetor solar suficiente que suporte", completou.
Os populares usaram da criatividade para fugir do calor. Alguns optaram por passar a tarde nos shoppings instalados na cidade. "Estou aqui há três horas. O clima interno no shopping é um alívio. Desta forma eu faço compras e ainda pretendo jantar. Quem sabe ainda assistirei a um filme no cinema", revelou a estudante Sandra Boncoski.
As lojas de eletrodomésticos do município registraram aumento nas vendas de ventilador e ar condicionado. "As pessoas estão optando mais pelo ar condicionado, já que o ventilador não suporta o calor excessivo. Além do mais, ainda temos no estoque produtos da linha branca com a redução do IPI. Isto facilita as vendas, agregando a oferta de crédito e a facilidade das prestações", declara a vendedora Maria Aparecida Santos.
Cuidados
Especialistas alertam para os cuidados nesta época de calor intenso. É necessário o uso de bloqueadores solares com o fator adequado para cada tipo de pele. Também é preciso prestar atenção nos horários permitidos para a exposição ao sol, evitando o período entre às 11h e às 15h. A emissão de raios UVA e UVB provocam males, tais como: câncer de pele, envelhecimento precoce, danos à retina e ao cristalino, o que facilita o aparecimento de catarata nos olhos. Também é preciso abusar da água para manter o corpo hidratado.
De acordo com a Epagri, a massa de ar quente que se instalou em Santa Catarina deve permanecer por todo o mês de fevereiro. Durante o Carnaval o tempo deve ficar estável, com poucas pancadas de chuvas neste período.
* Ricardo Zanon
|